Open top menu
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013


Após oito corridas, já temos um campeão na Fórmula Light da rFactor Brasil Team. Com cinco vitórias e todas as corridas no pódio, Felipe Giro conseguiu garantir o título com duas etapas de antecedência.

A matemática mostrava-se a favor para o piloto de São Bernardo do Campo. A vantagem para o vice-líder Leonardo de Souza era de 45 pontos. A vitória na etapa de Abu Dhabi já lhe confirmaria o campeonato. Caso só conseguisse ser segundo, teria de esperar que Léo de Souza chegasse em quarto.

O qualifying confirmou as expectativas de uma ferrenha disputa entre Giro e João Gabriel, substituto de Diogo Moreno. Os dois garantiram a primeira fila da Snow Schatten, com Leonardo de Souza em terceiro e os dois pilotos da Kemba Snow Schatten, Matheus Rouver e Bernardo Schimitt, logo atrás do trio.

Na largada, Leonardo de Souza conseguiu pular para a ponta logo na primeira curva, enquanto João Gabriel manteve a segunda posição. Giro, por sua vez, não fez uma boa largada. Pulou bem, mas perdeu o ponto de freada da primeira curva e caiu para a terceira posição, enquanto a disputa pela liderança se monopolizava entre Léo de Souza e João Gabriel. Recuperando o ritmo do carro a cada volta, Giro conseguiu a ultrapassagem sobre João após um erro do mesmo. Após várias voltas de disputa, o líder do campeonato conseguiu a ultrapassagem sobre Léo, retomando a ponta.

João Gabriel tentou sua típica cartada ao fazer uma estratégia diferente, partindo para apenas uma parada. Porém, sem aderência no fim do primeiro stint, rodou e acertou o muro depois da segunda chicane, fazendo-o despencar de volta à terceira posição, tirando sua possibilidade de brigar pela vitória.

Na segunda parada, Leonardo resolveu arriscar parar uma volta antes do que Giro para reassumir a ponta. Conseguiu mas, com pneus mais gastos, teve o desafio de segurar a ponta, virando 1s mais lento por volta. E o que se viu foi um show na disputa pela liderança que durou 3 voltas, quando Giro finalmente conseguiu a ultrapassagem no primeiro retão. Leonardo até tentou dar o troco na reta seguinte, mas Felipe se defendeu e o piloto de Curitiba acabou rodando no miolo da pista. Com a primeira posição garantida, Felipe Giro só teve o trabalho de levar o carro até a bandeirada na última volta para vencer e levar o título da Fórmula Light.

Giro que, na coletiva após a prova, deixou claro que manterá sua promessa de que se conseguisse o título em Abu Dhabi, largaria em último das duas corridas restantes, que serão realizadas dia 10 e 17 de Dezembro, em Austin e em Interlagos.
Marcador

0 comentários